Evolução da Vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

replicação, dna, etc

2 participantes

Ir para baixo

replicação, dna, etc Empty replicação, dna, etc

Mensagem por MatheusN1M Qui Abr 10, 2008 8:55 pm

professor, nao entendi exatamente pra que serve a replicação do dna.

e tbm quero saber mais algumas coisas: eu sei que o dna tem que estar bem protegido. para isso, ele tem varias estrategias. mas vc poderia me falar TUDO o que o dna tem para se proteger?

MatheusN1M

Número de Mensagens : 7
Idade : 31
Data de inscrição : 15/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

replicação, dna, etc Empty Re: replicação, dna, etc

Mensagem por Augusto César Sáb Abr 12, 2008 9:02 am

Matheus.

A replicação ou duplicação do DNA é a formação de duas cópias idênticas do DNA de uma célula, um pouco antes desta se dividir (mitose) assim, uma cópia do DNA vai para uma célula e a outra cópia para a outra célula formadas nesta divisão.

Quanto a 2 questão. O DNA se protege usando as seguintes estratégias:

1. Nos eucariotos, o DNA é protegido dentro do núcleo e, portanto, não entra em contato com o agressivo meio do citoplasma.
2. O código genético, representando pelas bases nitrogenadas, fica dentro da estrutura molecular helicoidal do DNA, protegido pelo fosfoto e pentose que ficam do lado de fora.
3. A informação genética é repassada para o citoplasma, usando uma estratégia de cópia do gene denominada RNA.
4. Há uma eficiente ação das enzimas do complexo DNA polimerase e outras, para reparar o DNA no caso de mutação.
5. A própria estrutura do DNA no pareamento de duas fitas (sequências de nucleotídeos) com combinação fixa de bases (C-G, T-A), ou seja, se ocorrer dano de um lado, o outro serve de molde para o reparo.

Ajudou?

Grande abraço

Augusto César

MatheusN1M escreveu:professor, nao entendi exatamente pra que serve a replicação do dna.

e tbm quero saber mais algumas coisas: eu sei que o dna tem que estar bem protegido. para isso, ele tem varias estrategias. mas vc poderia me falar TUDO o que o dna tem para se proteger?
Augusto César
Augusto César

Número de Mensagens : 111
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

replicação, dna, etc Empty Re: replicação, dna, etc

Mensagem por MatheusN1M Sáb Abr 12, 2008 4:54 pm

ajduou sim, e muito. eu queria saber exatamente isso. sabia algumas estragegias de proteção apenas, mas agora vc falou todas, obrigado

MatheusN1M

Número de Mensagens : 7
Idade : 31
Data de inscrição : 15/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

replicação, dna, etc Empty Re: replicação, dna, etc

Mensagem por Augusto César Seg Abr 14, 2008 2:30 pm

Valeu Matheus... Continuemos nossos estudos.
Augusto César
Augusto César

Número de Mensagens : 111
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

replicação, dna, etc Empty Re: replicação, dna, etc

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos